Recursos
Destaques
1139 recursos encontrados
This study provides an overview of the effect of the decline in the number of farms across the EU on the European farming model (EFM), which is built around the notion of multifunctionality and provision of public goods by agriculture. It concludes that in order to foster sustainability and resilience, the EFM and policy tools must embrace the emerging diversity of farmer profiles and stimulate socially desirable adaptive strategies that preserve the multifunctionality of farming.
Como será Portugal em 2030? Estará mais capaz de crescer e prosperar? Conseguirá responder aos desafios climáticos e de coesão e mobilidade sociais?
Este Guia de Práticas e Metodologias no âmbito do turismo é um produto desenvolvido no quadro de uma parceria internacional, implementada no âmbito de um projeto KA2 financiado pela Agência Nacional Erasmus + Juventude em Ação, intitulado "Solidarity Tourism: synergies for youth-led responsible mobility".
Uma campanha europeia para incentivar a juventude a fazer-se ouvir sobre as causas principais das alterações climáticas, e a elevar as vozes dos migrantes climáticos, para que possamos construir um futuro humano justo e sustentável.
Newsletter promovida pelo Observatório das Comunidades Ciganas (ObCig), dedicado ao tema “Dinâmicas de Participação Local”. Este número inclui um artigo do Prof. Doutor Rogério Roque Amaro, uma entrevista a Marisa Horta, Coordenadora do Núcleo de Apoio às Comunidades Ciganas (NACI, ACM I.P.), e ainda uma secção de Vozes Plurais.
Nahir era uma menina curiosa que gostava de explorar. Certo dia, para se distrair, foi brincar para o jardim, quando de repente ouviu um som estranho e de lá saiu um bichinho gigante! Era o Matias, o ODS 13, da ação climática!
Como ele existem muitos mais bichinhos interessantes por descobrir. Entra nesta incrível aventura com a Nahir e vem conhecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e aquilo que cada um tem para te ensinar!
Manual para a Escrita Autobiográfica foi elaborado no âmbito do projecto homónimo que decorreu entre 2019 e 2022, promovido pela CooLabora em parceria com a Câmara Municipal da Covilhã, a Quarta Parede - Associação de Artes Performativas da Covilhã e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior.
A promoção da igualdade de género e o empoderamento das mulheres e das raparigas são dimensões incontornáveis de um desenvolvimento verdadeiramente justo e sustentável. A Agenda 2030 deixa esta ideia clara quando afirma que concretizar a igualdade de género é um contributo decisivo para o progresso em todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e respetivas metas. Os desafios neste campo são múltiplos e vão desde a distribuição dos recursos e da luta contra a violência, até ao acesso à educação e à saúde, ou à participação política e cívica.
O Presente Relatório Preliminar, concluído em novembro de 2021, tem por objetivo disponibilizar em tempo útil, nomeadamente para efeitos de transmissão de informação à próxima presidência do Comité, Itália, um enquadramento histórico e uma coletânea de informação relevante produzida desde 2015 no âmbito do Comité de Monitorização.
No dia 8 de março, assinala-se o Dia Internacional da Mulher, proclamado pela Organização das Nações Unidas, em 1975, para homenagear todas as mulheres da nossa vida e inspirarmo-nos nas que fizeram a diferença, em áreas diversas.
O projeto Mitigação do Despovoamento através da revitalização dos sistemas agro-silvo-pastoris no interior de Portugal pretende identificar quais os fatores que propiciam o despovoamento e o abandono da atividade agrícola, em particular nos territórios do interior da região centro de Portugal, de modo a identificar medidas que permitam desenvolver sistemas agro-silvo-pastoris sustentáveis capazes de revitalizar as zonas em risco.
O projeto “Mitigação do despovoamento através da revitalização dos sistemas agro-silvopastoris no interior de Portugal” é um projeto realizado em parceria com: ADRL – Associação de Desenvolvimento Rural de Lafões; ADACB – Associação dos Agricultores de Castelo Branco; ADAG – Associação Distrital dos Agricultores da Guarda; Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local; CNA – Confederação Nacional da Agricultura; FIAN Portugal – Associação Portuguesa para a Defesa e Promoção do Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas; IPV – Instituto Politécnico de Viseu.
O projeto “Mitigação do despovoamento através da revitalização dos sistemas agro-silvo-pastoris no interior de Portugal”, financiado pelo PDR 2020 e implementado desde outubro 2019 pela entidade promotora, ADRL - Associação Desenvolvimento Rural de Lafões e parceiros; ADAG - Associação Distrital de Agricultores da Guarda; IPV - Instituto Politécnico de Viseu; FIAN Portugal - Associação pela Promoção do Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas; CNA - Confederação Nacional de Agricultores; e a ANIMAR. Tem como objetivo geral identificar quais os fatores que propiciam o despovoamento e o abandono da atividade agrícola, em particular nos territórios do interior da região centro de Portugal, de modo a identificar medidas que permitam desenvolver sistemas agro-silvo-pastoris sustentáveis capazes de revitalizar as zonas em risco.
Para tal, o projeto prevê desenvolver um diagnóstico territorial breve para a promoção de sistemas alimentares sustentáveis e dietas saudáveis.
O projeto “Mitigação do despovoamento através da revitalização dos sistemas agro-silvopastorisno interior de Portugal”, financiado pelo PDR 2020 e implementado desde outubro 2019 pela entidade promotora, ADRL -Associação Desenvolvimento Rural de Lafões e parceiros; ADAG - Associação Distrital de Agricultores da Guarda; IPV - Instituto Politécnico de Viseu; FIAN Portugal - Associação pela Promoção do Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas; CNA - Confederação Nacional de Agricultores; e a ANIMAR. Tem como objetivo geral identificar quais os fatores que propiciam o despovoamento e o abandono da atividade agrícola, em particular nos territórios do interior da região centro de Portugal, de modo a identificar medidas que permitam
desenvolver sistemas agro-silvo-pastoris sustentáveis capazes de revitalizar as zonas em risco.