Recursos
Destaques
1139 recursos encontrados
"A particularidade deste Barómetro é o seu centramento numa análise diacrónica em pleno contexto de crise, isto é, este não é apenas um estudo sobre a pobreza, mas um estudo que remete o desenvolvimento do país nos últimos 3 anos onde, como se verificou, a austeridade tem como impacto:
A “elaboração deste relatório resulta… de um estudo alargado levado a cabo por uma equipa de investigadoras do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, coordenado pelas Professoras Karin Wall e Ana Nunes de Almeida, que incluiu um trabalho de campo com entrevistas a crianças e adolescentes de todo o país.
Componente 2 do PRR, relativo à Habitação - "Ao nível da Habitação pretende-se relançar e reorientar a política de habitação em Portugal, salvaguardando habitação para todos, através do reforço do parque habitacional público e da reabilitação das habitações indignas das famílias de menores rendimentos, por forma a promover um acesso generalizado a condições de habitação adequadas."
"O presente trabalho de investigação é balizado pela seguinte pergunta de investigação: quais os fatores que explicam ou motivam a apresentação de propostas de referendos locais em Portugal?
Contributos para o Plano Estratégico para a Política Agrícola Comum 2023-27 (PEPAC) | Breve apresentação do Grupo e dos Seus Objetivos1
A publicação Estatísticas Agrícolas - 2020, está organizada em 12 capítulos, com textos de análise e respetivos quadros estatísticos. A informação divulgada cobre a atividade agrícola e alguns setores da economia nacional com ligações ao setor agrícola, incluindo temas tão diversificados como a produção vegetal, animal e florestal; a economia agrícola, analisada através das contas económicas da agricultura, da silvicultura e preços e índices de preços na agricultura, bem como o comércio internacional de produtos agrícolas e florestais, entre outros.
Dados estatísticos sobre a realidade da habitação da comunidade cigana no distrito de Beja, com base em indicadores estatísticos do Observatório Nacional da Luta Contra a Pobreza da EAPN Portugal, no PORDATA e no trabalho de campo realizado pelo Núcleo Distrital de Beja em parceria com a AMEC no ano de 2018 (Mapeamento das Comunidades Ciganas do Distrito de Beja).
Documento em forma de Carta Aberta subscrita por várias pessoas, inicialmente pensado como um Manifesto Contra a Pobreza a ser divulgado no dia 12 de Março num evento de dimensão internacional. Tal não aconteceu devido à pandemia, tendo sido publica para subscrição online em https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT101005
A pandemia causada pelo SARS-COV-2 (COVID-19) veio transformar a situação de pobreza e exclusão social em Portugal.
“A pandemia causada pelo SARS-COV-2 (COVID-19) veio transformar a situação de pobreza e exclusão social em Portugal. Após a crise económica e financeira, a população em Portugal começava a recuperar rendimentos e o desemprego diminuía significativamente.
Brochura em prol da animação territorial, onde se definem conceitos e faz alguma reflexão em torno de temas candentes, produzida no quadro do projecto Anim@Te, com origem na Rede Temática Animação Territorial.
Também disponível em CD (português e inglês).
Perante os novos desafios colocados, ao nível regional e subregional, considerando o referencial do novo ciclo de programação comunitária 2014-2020, e tendo presentes diversas áreas, desde a valorização dos recursos estratégicos do território, passando pela sustentabilidade energética, até à eficiência e racionalização dos serviços coletivos intermunicipais, verifica-se indispensável reforçar, tanto a escala de intervenção territorial para além da estritamente municipal, como o grau de cooperação entre o poder local, o associativismo empresarial, o sistema científico e tecnológico, o sistema de educação e formação e as organizações da economia social. Isto para se poder intervir melhor com vista ao desenvolvimento e à coesão territorial.
(in Introdução)
O presente relatório pretende destacar a participação no PROT OVT, não se cingindo à sistematização e ponderação do processo de Discussão Pública.
A presente publicação encontra-se organizada em quatro grandes capítulos – O Território, As Pessoas, A Atividade Económica e O Estado – que, por sua vez, se subdividem em 26 subcapítulos de informação. / The publication is organised into four main chapters – The Territory, The People, The Economic Activity and The State – which are, in turn, analysed in 26 sections.
Compreender em que medida a especialização dos territórios em determinadas categorias de serviços está relacionado com o respetivo nível de atratividade de não residentes é o objetivo central da presente desta reflexão.
Procede à regulamentação da Lei-Quadro do Estatuto de Utilidade Pública, aprovada em anexo à Lei n.º 36/2021, de 14 de junho