Recursos
Destaques
1139 recursos encontrados
Baseado em trabalho original de Axel Gosseries, Professor na Universidade Católica de Lovaina, este estudo debruça-se sobre os maiores desafios conceptuais associados à justiça inter geracional, desde o conceito de geração até à responsabilidade em relação às gerações seguintes e à interação entre a justiça inter geracional e as políticas públicas implementadas e a implementar.
Indicadores sobre a pobreza em Portugal e na União Europeia, recolhidos e organizados pela REAPN e publicados em Setembro de 2007.
Informe da ONU. Basaia-se num comjunto de dados reunidos por um grupo interinstitucional e de especialistas, sobre indicadores e objectivos de desenvolvimento do Milénio, sob a direcção do Departamento de Assuntos Económicos e Sociais da Secretaria das Nações Unidas, respondendo assim ao pedido da Assembleia Geral para que se realizem reuniões periódicas de avaliaçãos dos progressos conseguidos nesta área.
Em 2008 a REAPN para assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza organizou três Fóruns Regionais de pessoas que passaram ou passam situações de pobreza, com o objectivo de lhes dar voz e de promover a discussão em torno das políticas sociais que as afectam.
Relatório que identifica os factores predominantes que afectam a pobreza infantil em cada país, através de indicadores comuns, e revê os sistemas nacionais de supervisão e avaliação e esboça 15 recomendações para melhor avaliar e supervisionar a pobreza infantil e as múltiplas dimensões do bem-estar infantil na União Europeia.
Estudo com o objectivo de analisar as implicações das malhas da pobreza para a concepção e desenvolvimento das políticas de redução da pobreza.
Este estudo comunitário descreve e avalia o fenómeno da pobreza e da exclusão social nas áreas rurais de Portugal. Analisa também o impacto das medidas políticas existentes nesta área, em particular as existentes no contexto dos programas regionais ou rurais lançados com o apoio dos Fundos Estruturais.
Estudo sobre a pobreza e a exclusão nas áreas rurais na União Europeia para, face à persistência do fenómeno apesar das políticas adoptadas para a combater, tornar essas políticas mais eficazes.
A Assembleia-geral da EAPN decorre num momento de agitação crescente devido à falha dos governos dos Estados-membros da União Europeia (EU) em adoptarem medidas de solidariedade que protejam as pessoas em vez dos mercados, como resposta à actual crise. Os delegados advertiram que a Europa não terá o apoio dos seus cidadãos, se esta enfraquecer os alicerces dos “Estados Previdência".
Será que a desigualdade de rendimentos aumentou durante os últimos tempos? Quem ganhou e quem perdeu neste processo? Este processo afectou todos os países da OCDE uniformemente? Em que medida é que maiores desigualdades de rendimentos são a consequência de maiores diferenças nos rendimentos dos trabalhadores e até que ponto são afectados por outros factores? Finalmente, como é que a redistribuição governamental através do sistema de benefícios fiscais afecta estas tendências?
Este documento foi elaborado pela Plataforma das ONGD, com vista a identificar, debater e consolidar propostas que contribuam para reforçar a actuação da Cooperação Portuguesa.
O 11º Encontro Europeu de Pessoas em Situação de Pobreza teve como tema os «Sem-abrigo e o direito à habitação num contexto de crise». Este evento runiu 150 delegados (pessoas que vivenciam ou vivenciaram situações de pobreza e / ou sem-abrigo) de 30 países para refletir esta temática abordando três aspetos: o impacto da crise, exemplos práticos e recomendações políticas.
Os delegados trocaram ideias com os representantes dos Ministérios Nacionais, a Comissão Europeia, o Comité Económico e Social, investigadores, académicos e ONGs.
Assinalando o segundo Dia Europeu com uma contribuição para o Ano Europeu contra a Pobreza e a Exclusão Social de 2010, a NGO Coalition for a 2012 decidiu publicar esta brochura demonstrativa da relevância da solidariedade intergeracional em diferentes quadros políticos e fornecer recomendações sobre como uma maior solidariedade entre gerações pode ser promovido em várias áreas políticas para ajudar a fornecer um ambiente onde a contribuição de todos seja valorizada e todos tenham o poder de desempenhar um papel.